Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

Natureza de Cabra ou Ovelha

Texto chave para memorizar:Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta:Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca.Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. At 8.32–33

Introdução:
Em João 10.14 Jesus diz: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.” Ele Compara a Sua Igreja a um rebanho de ovelhas. Isso porque as ovelhas têm alguns traços de caráter que nenhum outro animal possui. E Jesus, o Filho de Deus veio ao mundo para salvar os pecadores. Mas para que isso acontecesse se submeteu à vontade do Pai como uma “ovelha”. Jesus sofreu injustamente como uma ovelha, sem reclamar, sem murmurar, sem exigir justiça ou reparação. Mas lhe foi negado o direito de justiça. Ele se tornou maldição em nosso lugar, para que nós fossemos justificados. Morreu como uma ovelha, sem berrar, no momento de dor mais intenso. Tudo isso, porque tinha a natureza do Espírito Santo, mansa, humilde, dócil e submissa, como uma ovelha. Veja nas linhas a seguir a diferença na natureza e no caráter, entre a cabra (ou bode), e a ovelha (ou carneiro).

 

1.    A ovelha é um animal dócil e sem nenhum mecanismo de defesa. A cabra possui cornos frontais, usa as patas para dar coices e os dentes para morder.
2.    As ovelhas são criadas para viver em rebanhos pacificamente, as cabras tem dificuldade de conviver no rebanho sem criar algum tipo de briga ou confusão.
3.    A ovelha é feliz na sua casa, junto com o rebanho, ao passo que o bode não considera a sua própria casa.
4.    A ovelha reconhece a voz do seu pastor e o segue. O Bode também reconhece a voz do seu pastor, mas quando ouve, se esconde ou foge. O bode é marrento, violento, traiçoeiro, arredio e fedido, pois não se permite ser cuidado.
5.    A ovelha não muda de pastor. O bode nem o considera. Se três rebanhos de ovelhas estiverem tomando água em um açude, e se misturarem, quando um dos pastores dá um comando chamando as ovelhas, apenas as ovelhas daquele rebanho obedecem e seguem o seu pastor. As outras ovelhas não se movem esperando a ordem do seu pastor. A ovelha é leal e fiel ao seu pastor, o bode e a cabra são traiçoeiros.
6.    A ovelha sempre volta ao seu redil, pois sabe da segurança e alimento que há nele. O bode não se importa com o seu redil, preferindo ficar em liberdade.

 

7.    A ovelha não tenta fugir da sua casa. O bode sempre tentar furar a cerca para fugir.
8.    A ovelha não sabe procurar por alimento, e por isso, confia ao seu pastor, leva-la para pastos verdes e deliciosos. A ovelha não sabe discernir se a erva do campo é boa para alimento ou venenosa. O bode está sempre insatisfeito. O bode come de tudo que encontrar pela frente.
9.    A ovelha atende pelo nome. O bode faz de conta que não é com ele.
10.  A ovelha tem uma visão fraca que não pode enxergar bem numa distância superior a 20 metros. Por isso, ela segue a ovelha mais próxima ou o seu pastor.
11.  As ovelhas preferem beber águas correntes. A cabra e o bode bebem de qualquer fonte de água que encontrarem. 

Em Ezequiel 34.17 diz: "E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes." Observando a comparação acima, qual tem sido a tua natureza pessoal nas tuas atitudes, com relação a si mesmo, a Deus e ao próximo? Tem sido de ovelha ou cabra? Tem sido carneiro ou bode?
Quando o pastor usa a vara e o cajado ele abençoa a ovelha. A vara serve para proteger das feras do campo, mas também para castigar a ovelha que persistia em se afastar do rebanho e do cajado do pastor. O cajado serve para evitar que a ovelha vá para lugares perigosos e não permitidos. Existem diversos tipos de cajados. Um tem uma curvatura que se encaixa no pescoço da ovelha e assim o pastor a traz para junto de si. Outro cajado tem uma curvatura menor, na qual o pastor a pega pela pata traseira. Algumas vezes, o pastor quebra a pata da ovelha mais rebelde para evitar que ela se afaste do rebanho e venha a morrer ou ser devorada.
Deus nos colocou debaixo do cuidado de um pastor, para vivermos em um rebanho. Como tem sido a nossa postura nesse rebanho? A ovelha permite que o seu pastor tire a sua lã e faça a devida limpeza no seu corpo, mas o bode é arredio e atrevido, chegando a morder ou atacar o pastor que tenta tocá-lo.
Eu tenho alertado a muitos pastores que, apesar de exercermos o ministério pastoral, não podemos perder a natureza de ovelha, a humildade da ovelha a mansidão da ovelha. E isso serve para qualquer função no corpo de Cristo. Independente da função que você exerce, só será arrebatado quem tiver natureza de ovelha. E isto vale para pastores também. Apesar de exercer o pastorado, não posso esquecer que minha natureza tem que ser de ovelha.

 

Qual tem sido a nossa postura no rebanho? De bode ou de ovelha? Pense nisso.

 

No amor de Jesus Cristo,

 

Filipe A. Espindola

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.